domingo, 17 de fevereiro de 2013

Colegiado Escolar: para que serve?

todos


Os membros que compõem o colegiado, desempenham atribuições específicas às suas atuações:






1. DIRETOR E VICE-DIRETOR

  • Coordenar a gestão escolar sob os aspectos técnico­ pedagógicos e administrativo-financeiros;
  • Promover a inserção da comunidade na Unidade Escolar, estabelecendo parceria com esta comunidade intra e extra escolar para discutir suas questões;
  • Fortalecer a gestão democrática dentro da unidade escolar;
  • Estar receptivo a sugestões e criticas

2. ALUNO

§ Participar das decisões que dizem respeito ao projeto pedagógico da sua Escola, tornando-se sujeito de sua historicidade;
§ expressar as insatisfações de seu segmento, apresentar propostas de solução para os problemas vivenciados e se tornar co­responsável pela concretização de tais propostas;
§ discutir as idéias com seus colegas, socializando as decisões e contribuindo para a formação da consciência cidadã.


3. PROFESSOR E COORDENADOR PEDAGÓGICO

§ Embasar/orientar teórica, metodológica e didaticamente o corpo componente do colegiado escolar;
§ Discutir com os demais segmentos uma Proposta Pedagógica que assegure o respeito à identidade do aluno, a apropriação e produção de conhecimentos relevantes e significativos para o educando, de forma crítica.
§ transformação da realidade social; a mudança da compreensão do que é ensinar e aprender; estímulo à curiosidade e criatividade do aluno; a democratização das relações na escola; o resgate da
identidade do educador e a interação comunidade-escola como' espaço de valorização e recriação da cultura popular;
§ . aproveitar seus intervalos ou horários de trabalho coletivo para realizar discussões com o seu segmento;
§ . favorecer a presença de pais e alunos na condução do processo pedagógico da Unidade Escolar.


4. PAI MÃE DE ALUNO OU RESPONSÁVEL LEGAL

  • Participar ativamente do Colegiado, analisando, discutindo e supervisionando ações administrativas, financeiras e pedagógicas; . reunir-se com o seu segmento e encaminhar propostas de interesse das famílias no que se refere à educação de seus filhos;
  • manter-se em estado de permanente vigilância para, em parceria com os demais segmentos, buscar caminhos para a melhoria da qualidade do ensino que é oferecido a seus filhos

5. FUNCIONÁRIO DA UNIDADE ESCOLAR

.Estar próximo ao aluno, reforçando-lhe a consciência da preservação do patrimônio público e da higiene do seu espaço físico;
. atuar com a convicção da importância do seu trabalho como apoio indispensável ao melhor desempenho do Projeto Pedagógico da Escola;
. trabalhar as relações interpessoais com o seu próprio segmento e com os demais.
. aproveitar seus intervalos ou horários de trabalho coletivo para realizar discussões com o seu segmento. 


FONTE: 
http://www.moodle.ufba.br/mod/resource/view.php?id=5983 



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